quarta-feira, 1 de março de 2023

Os Quatro Pilares da Educação

          EE Maria Apparecida Nigro Gava

Relatório de Evidências - 1º Semestre

            

 

            Professores: Ana Gomes, Midiam Cortes, Renata Fraga, Samuel Cortes e Silene Macena         – 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio                                       Data: Fevereiro de 2023

 

             Objeto de Conhecimento:  Letra da música ‘Comida’ da banda Titãs

 

             Habilidades Trabalhadas 

 

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

         (EF69LP06) Produzir e publicar notícias, foto, denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural.

            (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.    

 

 Descrição sucinta do trabalho pedagógico / Resultados Alcançados  

 

            Os professores da área de Linguagens escolheram a música “Comida”, que é um chamado a uma tomada de consciência como cidadãos e como pessoas em busca de SER e VIVER melhor, para trabalhar de maneira lúdica e interativa os Quatro Pilares da Educação. A canção ainda fala sobre os anseios do ser humano que não se resumem somente ao sustento do corpo, mas psicológicos, espirituais e assim como nos anos 80 (ano de criação da letra) há muita gente passando fome não só de comida, mas também de cultura e diversão.

Por meio da música, pode-se abrir debates referentes aos princípios da Educação. Realizamos atividades como: Ilustração do entendimento e compreensão da poesia da música, trabalhou-se o repertório linguístico tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, além de propor aos estudantes um acróstico com a palavra EDUCAÇÃO para que ele pudessem aguçar a imaginação e associar palavras que fazem parte do processo de aprender.

Os estudantes se envolveram nas atividades e tivemos um bom alcance de engajamento por parte deles.










            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Protagonismo Sênior e Juvenil

Conhecendo os estudantes em suas individualidades e Projetos de Vida. PEDAGOGIA DA PRESENÇA Interagindo com os Estudantes