EE Maria Apparecida Nigro Gava
Relatório de Evidências - 1º Semestre
Professores: Ana Gomes, Midiam Cortes, Renata Fraga, Samuel Cortes e Silene Macena – 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio Data: Fevereiro de 2023
Objeto de Conhecimento: Letra da música ‘Comida’ da banda Titãs
Habilidades Trabalhadas:
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, foto, denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural.
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Descrição sucinta do trabalho pedagógico / Resultados Alcançados
Os professores da área de Linguagens escolheram a música “Comida”, que é um chamado a uma tomada de consciência como cidadãos e como pessoas em busca de SER e VIVER melhor, para trabalhar de maneira lúdica e interativa os Quatro Pilares da Educação. A canção ainda fala sobre os anseios do ser humano que não se resumem somente ao sustento do corpo, mas psicológicos, espirituais e assim como nos anos 80 (ano de criação da letra) há muita gente passando fome não só de comida, mas também de cultura e diversão.
Por meio da música, pode-se abrir debates referentes aos princípios da Educação. Realizamos atividades como: Ilustração do entendimento e compreensão da poesia da música, trabalhou-se o repertório linguístico tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, além de propor aos estudantes um acróstico com a palavra EDUCAÇÃO para que ele pudessem aguçar a imaginação e associar palavras que fazem parte do processo de aprender.
Os estudantes se envolveram nas atividades e tivemos um bom alcance de engajamento por parte deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário